Descrição geral
- Criar os personagens, objetos, acessórios, veículos, cenários e ambientes em 2D ou em 3D de um produto de animação através de uma série de imagens sucessivas que decompõem a narrativa em fases, planos e sequências.
- Criar os modelos que definem os parâmetros expressivos dos movimentos dos personagens assim como a criação das fases principais, intermediárias e complementares da animação dos personagens.
- Organizar, dirigir e acompanhar todos os trabalhos de execução e da montagem necessários à realização de uma animação em 2D / 3D conforme aos critérios técnicos adotados e aos requisitos artísticos exigidos
Conhecimentos
- Noções de:
- Física da luz.
- Física do som.
- Física do movimento (gravidade, aceleração, peso e deformação).
- História do Cinema.
- Técnicas de desenho.
- Conhecimentos de:
- Linguagem técnica em contexto audiovisual.
- Linguagem estética em contexto audiovisual.
- Escrita e narrativa para animação.
- Escrita e narrativa para animação.
- Fotografia.
- Som.
- Iluminação.
- Câmara de Vídeo.
- Direção de Arte.
- Conhecimentos aprofundados de:
- Linguagem cinematográfica.
- Produção audiovisual no contexto da animação.
- Equipamento técnico utilizado na produção de animação.
- Documentação técnica no contexto da animação.
- Ferramentas digitais 2D e 3D.
- Montagem.
Aptidões
- Identificar os elementos técnicos e estéticos da comunicação audiovisual.
- Identificar a linguagem técnica relacionada com o domínio da animação.
- Identificar diferentes técnicas de animação.
- Escrever um guião para um projeto de animação.
- Aplicar técnicas narrativas relativas à construção de um guião.
- Aplicar técnicas de desenho.
- Desenhar personagens e cenários para animação 2D e 3D.
- Elaborar um storyboard.
- Elaborar documentos técnicos de apoio ao trabalho de animação.
- Aplicar os procedimentos inerentes à produção de um projeto de animação.
- Aplicar técnicas de captação de imagem.
- Utilizar tecnologias de captação de imagem.
- Efetuar a pintura, a textura e a iluminação de todos os elementos de uma animação 2D ou 3D.
- Digitalizar todos os elementos necessários à realização de um produto de animação 2D ou 3D.
- Identificar e interpretar os conceitos inerentes à produção de animação.
- Utilizar ferramentas digitais na produção de imagens animadas 2D e 3D.
- Selecionar o software para a criação e produção de animação 2D e 3D.
- Criar efeitos visuais para integração em projetos de imagem real.
- Utilizar ferramentas para modelação de objetos 3D.
- Manipular imagem através de processos digitais.
- Sincronizar áudio com imagem.
- Misturar e masterizar projetos de animação.
Atitudes
- Demonstrar sentido artístico.
- Demonstrar método na organização do trabalho.
- Trabalhar em equipa, estabelecendo relações interpessoais e resolvendo situações imprevistas.
- Demonstrar sentido crítico e analítico ao longo de todo o processo de conceção e montagem do projeto de animação.
- Demonstrar boa memória visual e sentido de observação.
- Adaptar-se a diferentes grupos e contextos de trabalho.
- Demonstrar capacidade de fazer mudanças em função do orçamento disponível.
Referêncial de Formação CNQ 213.356 | |
COMPONENTES DE FORMAÇÃO | Horas |
Componente de Formação Sociocultural | |
Português | 355 |
Língua Estrangeira I, II ou III | 220 |
Área de Integração | 220 |
Tecnologias da Informação e Comunicação | 100 |
Educação Física | 105 |
Educação Moral e Religiosa a) | 81 |
SUB-TOTAL | 1000 |
Componente de Formação Científica | |
Geometria Descritiva | 200 |
História da Cultura e das Artes | 200 |
Matemática | 100 |
SUB-TOTAL | 500 |
Componente de Formação Tecnológica | |
UFCD´s do CNQ | 1100 |
Formação em Contexto de Trabalho | 700 |
SUB-TOTAL | 1800 |
TOTAL CURSO | 3300 |
a) Disciplina de oferta obrigatória e de frequência facultativa |
Em atualização…
