Técnico de Informática - Instalação e Gestão de Redes

12º ano nível IV (Referencial de Formação CNQ 481.041)

Descrição geral

Efetuar a instalação, configuração, gestão e manutenção de redes informáticas e equipamentos de redes, tendo em conta as técnicas e procedimentos subjacentes à arquitetura, ao planeamento e projeto de redes, de forma a garantir o seu correto e seguro funcionamento.

Instalar, configurar e gerir redes informáticas, otimizando o funcionamento dos protocolos de redes estabelecidos, utilizando os procedimentos e instrumentos adequados à criação de configurações robustas e seguras;

Proceder à instalação, configuração e manutenção de topologias de rede, com recurso a cablagem UTP, fibra ótica, redes sem fios e outras tecnologias disponíveis para a criação de infraestruturas físicas e lógicas adequadas, utilizando os procedimentos e instrumentos adequados;

Instalar, configurar e gerir redes ponto-a-ponto ou cliente-servidor, utilizando os procedimentos e instrumentos adequados;

Instalar, configurar e efetuar a manutenção de equipamentos de redes, nomeadamente, routers, switches, NICs servidores e outros periféricos de rede, utilizando os procedimentos e instrumentos adequados.

Efetuar a instalação, configuração e manutenção de computadores, periféricos, redes locais, serviços (e-mail, web, proxy, firewall, etc,) sistemas operativos (baseados em Windows ou Linux) e utilitários, de acordo com as necessidades das organizações e dos seus utilizadores a fim de otimizar o funcionamento dos mesmos.

Instalar e configurar computadores isolados (standalone) ou ligados em rede e os principais tipos de periféricos e proceder à sua manutenção, com vista a assegurar o correto funcionamento dos equipamentos informáticos em geral, de acordo com as suas características e especificações técnicas;

Instalar, configurar, parametrizar e gerir sistemas operativos (baseados em Windows e Linux), configurar e administrar serviços (e-mail, web, proxy, etc,) utilitários e programas em rede local, utilizando os procedimentos e instrumentos adequados, com vista a assegurar o correto funcionamento dos mesmos.

Configurar, administrar e utilizar software de gestão de redes informáticas, administração de contas de utilizadores e servidores de rede, nomeadamente, impressão (print server), Web e e-mail.

 

Atividades Principais

  1. Identificar os fatores relevantes no âmbito do aparecimento e evolução da informática.
  2. Definir os aspetos fundamentais da arquitetura de um computador.
  3. Utilizar as técnicas de instalação, configuração e execução de operações de manutenção sobre um computador e seus periféricos.
  4. Utilizar os principais equipamentos informáticos (hardware).
  5. Definir e trabalhar sobre uma estrutura de dados (software).
  6. Utilizar as técnicas de instalação, configuração e administração dos principais sistemas operativos existentes (Microsoft/Unix Based).
  7. Identificar o funcionamento das topologias lógicas e físicas de uma rede de computadores.
  8. Utilizar as técnicas de instalação, configuração e administração de uma rede de computadores (independente de plataforma).
  9. Utilizar as técnicas de configuração de protocolos de rede.
  10. Identificar e utilizar as várias tecnologias utilizadas em infraestruturas de rede.
  11. Utilizar as técnicas de instalação, configuração e administração de equipamentos ativos e passivos numa rede de computadores.
  12. Utilizar as técnicas de instalação, configuração e administração de sistemas operativos sob a vertente server (Microsoft/Unix Based).
  13. Utilizar as técnicas de instalação, configuração e administração de serviços de rede (web, e-mail, samba, firewall).
  14. Definir aspetos de segurança a incluir na configuração de computadores e redes.
  15. Implementar medidas de segurança na criação de uma infraestrutura de rede de computadores.
  16. Utilizar as técnicas de planeamento de uma infraestrutura de rede de acordo com critérios de desempenho e segurança.

 

Atitudes

  1. Trabalhar em equipa.
  2. Demonstrar capacidade analítica e pensamento lógico.
  3. Estabelecer relações técnicas e funcionais com áreas adjacentes e complementares à sua área de trabalho.
  4. Demonstrar iniciativa no sentido de encontrar soluções adequadas na resolução de situações concretas.
  5. Adaptar-se à evolução dos procedimentos e das tecnologias.
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