Técnico de Informática - Instalação e Gestão de Redes

12º ano nível IV (Referencial de Formação CNQ 481.041)

Descrição geral

Efetuar a instalação, configuração, gestão e manutenção de redes informáticas e equipamentos de redes, tendo em conta as técnicas e procedimentos subjacentes à arquitetura, ao planeamento e projeto de redes, de forma a garantir o seu correto e seguro funcionamento.

Instalar, configurar e gerir redes informáticas, otimizando o funcionamento dos protocolos de redes estabelecidos, utilizando os procedimentos e instrumentos adequados à criação de configurações robustas e seguras;

Proceder à instalação, configuração e manutenção de topologias de rede, com recurso a cablagem UTP, fibra ótica, redes sem fios e outras tecnologias disponíveis para a criação de infraestruturas físicas e lógicas adequadas, utilizando os procedimentos e instrumentos adequados;

Instalar, configurar e gerir redes ponto-a-ponto ou cliente-servidor, utilizando os procedimentos e instrumentos adequados;

Instalar, configurar e efetuar a manutenção de equipamentos de redes, nomeadamente, routers, switches, NICs servidores e outros periféricos de rede, utilizando os procedimentos e instrumentos adequados.

Efetuar a instalação, configuração e manutenção de computadores, periféricos, redes locais, serviços (e-mail, web, proxy, firewall, etc,) sistemas operativos (baseados em Windows ou Linux) e utilitários, de acordo com as necessidades das organizações e dos seus utilizadores a fim de otimizar o funcionamento dos mesmos.

Instalar e configurar computadores isolados (standalone) ou ligados em rede e os principais tipos de periféricos e proceder à sua manutenção, com vista a assegurar o correto funcionamento dos equipamentos informáticos em geral, de acordo com as suas características e especificações técnicas;

Instalar, configurar, parametrizar e gerir sistemas operativos (baseados em Windows e Linux), configurar e administrar serviços (e-mail, web, proxy, etc,) utilitários e programas em rede local, utilizando os procedimentos e instrumentos adequados, com vista a assegurar o correto funcionamento dos mesmos.

Configurar, administrar e utilizar software de gestão de redes informáticas, administração de contas de utilizadores e servidores de rede, nomeadamente, impressão (print server), Web e e-mail.

 

Atividades Principais

  1. Identificar os fatores relevantes no âmbito do aparecimento e evolução da informática.
  2. Definir os aspetos fundamentais da arquitetura de um computador.
  3. Utilizar as técnicas de instalação, configuração e execução de operações de manutenção sobre um computador e seus periféricos.
  4. Utilizar os principais equipamentos informáticos (hardware).
  5. Definir e trabalhar sobre uma estrutura de dados (software).
  6. Utilizar as técnicas de instalação, configuração e administração dos principais sistemas operativos existentes (Microsoft/Unix Based).
  7. Identificar o funcionamento das topologias lógicas e físicas de uma rede de computadores.
  8. Utilizar as técnicas de instalação, configuração e administração de uma rede de computadores (independente de plataforma).
  9. Utilizar as técnicas de configuração de protocolos de rede.
  10. Identificar e utilizar as várias tecnologias utilizadas em infraestruturas de rede.
  11. Utilizar as técnicas de instalação, configuração e administração de equipamentos ativos e passivos numa rede de computadores.
  12. Utilizar as técnicas de instalação, configuração e administração de sistemas operativos sob a vertente server (Microsoft/Unix Based).
  13. Utilizar as técnicas de instalação, configuração e administração de serviços de rede (web, e-mail, samba, firewall).
  14. Definir aspetos de segurança a incluir na configuração de computadores e redes.
  15. Implementar medidas de segurança na criação de uma infraestrutura de rede de computadores.
  16. Utilizar as técnicas de planeamento de uma infraestrutura de rede de acordo com critérios de desempenho e segurança.

 

Atitudes

  1. Trabalhar em equipa.
  2. Demonstrar capacidade analítica e pensamento lógico.
  3. Estabelecer relações técnicas e funcionais com áreas adjacentes e complementares à sua área de trabalho.
  4. Demonstrar iniciativa no sentido de encontrar soluções adequadas na resolução de situações concretas.
  5. Adaptar-se à evolução dos procedimentos e das tecnologias.
Referêncial de Formação CNQ 481.041
COMPONENTES DE FORMAÇÃO Horas
 
Componente de Formação Sociocultural
Português 355
Língua Estrangeira I, II ou III 220
Área de Integração 220
Tecnologias da Informação e Comunicação 100
Educação Física 105
Educação Moral e Religiosa a) 81
SUB-TOTAL 1081
 
Componente de Formação Científica
Fisica e Química 200
Matemática 300
SUB-TOTAL 500
   
Componente de Formação Tecnológica  
Roteiro de UFCD´s do CNQ 1225
Formação em Contexto de Trabalho 700
SUB-TOTAL 1925
   
TOTAL CURSO 3425
a) Disciplina de oferta obrigatória e de frequência facultativa

Em atualização…

error: Conteúdo sujeito a copyright!