O Secretário de Estado da Educação visitou a EPRAL onde pode contactar com alunos e professores e ver os diversos contextos de formação onde se desenvolve o projeto piloto de autonomia e flexibilidade curricular.

Foi uma tarde de trabalho onde o responsável do Ministério da Educação pode constatar a forma como o projeto de autonomia e flexibilidade curricular tem sido desenvolvido e apropriado pelos seus atores: professores e alunos.

João Costa e os dirigentes da Fundação Alentejo e da EPRAL puderam contactar com a forma como os diferentes curso têm desenvolvido esta forma de organizar o trabalho com os alunos.

Nos vários espaços de formação que visitou pode ouvir os alunos e professores sobre as dificuldades e os aspetos positivos que esta forma de organizar a formação tem trazido à prática docente.

Da Hotelaria, à Gestão, passando pela Multimédia, onde se referiu à importância à complexidade de muitos dos projetos que se vão transformar em Provas de Aptidão Profissional, uma dimensão fundamental desta modalidade de ensino secundário, o Secretário de Estado ouviu os alunos, uma atitude que considerou essencial para o sucesso deste projeto.

Em seu entender, sem essa informação, recolhida junto de quem implementa na prática o PAFC não seria possível perceber os constrangimentos, nem as possibilidades abertas no âmbito da autonomia das escola, uma dimensão que considerou essencial para a melhoria dos resultados e para garantir que todos os alunos aprendem.

O dia terminou com um encontro com o corpo docente onde pode ouvir as preocupações dos professores num diálogo aberto em busca de soluções para a melhoria das aprendizagens dos alunos portugueses.

 
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