DESCRIÇÃO DO PROJETO

Este foi o tema que trouxe a Dra. Aurora Rodrigues à nossa Escola no dia 20/03, no âmbito das atividades desenvolvidas no eixo de Educação para a Cidadania.

Aurora Rodrigues foi militante do MRPP durante 6 anos tendo sido presa em 1973 e sujeita a tortura. Foi presa de novo, depois do 25 de Abril de 1974, pelo COPCON. Cessou a sua atividade partidária em 1977 e é magistrada do Ministério Público no DIAP em Évora.

Gente Comum. Uma história na PIDE é o relato dos seus anos de juventude no Alentejo profundo até à sua prisão e tortura pela polícia política do Estado Novo.

Foi esta história que Aurora Rodrigues partilhou com os nossos alunos. O que era a vida de uma jovem antes da democracia e o que foi o combate que a levou à prisão. Um combate que nos trouxe a democracia com a Revolução de 25 de Abril de 1974.

Questões, muitas questões, no final da sua intervenção, mostrando a importância de trazer para a escola a experiência de todos os que, de uma forma ou de outra, contribuíram para um país mais livre e mais digno. Em suma, mais democrático.

Obrigado Dra. Aurora!

 

error: Conteúdo sujeito a copyright!