ÁREA DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO: 811 – Hotelaria e Restauração
DESCRIÇÃO DA QUALIFICAÇÃO: Executar o serviço de receção e acolhimento em estabelecimentos hoteleiros, meios complementares de alojamento turístico e outros estabelecimentos afins.
PERFIL PROFISSIONAL
1 – Efetuar as operações de reservas em função dos pedidos e planificar a ocupação e a distribuição dos serviços;
2 – Efetuar os serviços de check-in, nomeadamente o acolhimento dos clientes/hóspedes, distribuição de quartos, atribuição de viaturas, inscrição em tours turísticos, marcação de viagens, reservas e confirmações de bilhetes para espetáculos, registos manuais ou informáticos, entrega de chaves ou cartões magnéticos e providenciar o eventual serviço de bagagens;
3 – Prestar informações sobre os serviços disponíveis, suas características e especificidades de funcionamento;
4 – Efetuar o atendimento telefónico, a distribuição de correspondência, os câmbios de moeda, a guarda de bagagens e de valores, etc., segundo as normas pré-estabelecidas;
5 – Prestar informação sobre o património histórico, cultural, etnográfico e gastronómico da região e do país;
6 – Efetuar os serviços de check-out, nomeadamente, faturação de consumos internos, pagamento dos débitos de acordo com várias modalidades: cartão de débito/crédito, pecuniário, cheques, registos manuais ou informáticos, recolha de chaves ou cartões magnéticos e providenciar eventual serviço de bagagens e transporte;
7 – Efetuar o arquivo da documentação utilizada na receção;
8 – Atender reclamações e sugestões, assegurando a sua resolução/satisfação e/ou transmitindo-as ao seu superior hierárquico;
9 – Efetuar os registos de ocupação do estabelecimento hoteleiro e da faturação dos alojamentos, com vista a fornecer os dados para o controlo e gestão do serviço;
10 – Assegurar o contacto do estabelecimento hoteleiro ou afim com o exterior, nomeadamente a receção da correspondência e a anotação de outras informações dirigidas aos clientes providenciando a entrega junto dos mesmos, receção de chamadas telefónicas e outros contactos tais como via fax e e-mail, efetuando o seu encaminhamento, acolhimento e comunicação da presença de pessoas externas à unidade.
11 – Colaborar na definição dos objetivos e regras de funcionamento do serviço de receção e na implementação de programas de promoção do estabelecimento hoteleiro ou afim; assegurar a conservação e manutenção da receção, pela reposição do material utilizado e pela arrumação e higiene do local, de acordo com as normas em vigor.
Curso Profissional de Técnico de Receção | ||
(N4 - 12º. Ano) | Horas | |
Componente de Formação Sociocultural | ||
Português | 320 | |
Língua Estrangeira I, II ou III | 255 | |
Área de Integração | 220 | |
Tecnologias da Informação e Comunicação | 100 | |
Educação Física | 105 | |
SUB-TOTAL | 1000 | |
Componente de Formação Científica | ||
Economia | 200 |
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Psicologia e Sociologia | 200 |
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Matemática | 100 | |
SUB-TOTAL | 500 | |
Componente de Formação Tecnológica e FCT | ||
Comunicar em Lingua Estrangeira II a) | 180 | |
Operações Técnicas de Receção | 395 | |
Informação Turística e Marketing | 315 | |
Administração, Contabilidde e Legislação | 290 | |
(a) Opções:Espanhol ou Inglês (consuante Lei da Componente de Formação Sociocultural) | ||
TOTAL | 1180 | |
Formação em Contexto de Trabalho | 630 | |
SUB-TOTAL | 1810 | |
TOTAL CURSO/Qualificação profissional | 3310 | |
Educação Moral e Religiosa a) | 81 | |
a) Disciplina de oferta obrigatória e de frequência facultativa |
Em actualização.