Técnico de Rececão

Nível IV-12º ano (Portaria 1276/2006 de 21 de novembro)

ÁREA DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO811 – Hotelaria e Restauração

DESCRIÇÃO DA QUALIFICAÇÃO: Executar o serviço de receção e acolhimento em estabelecimentos hoteleiros, meios complementares de alojamento turístico e outros estabelecimentos afins.

PERFIL PROFISSIONAL

1 – Efetuar as operações de reservas em função dos pedidos e planificar a ocupação e a distribuição dos serviços;

2 – Efetuar os serviços de check-in, nomeadamente o acolhimento dos clientes/hóspedes, distribuição de quartos, atribuição de viaturas, inscrição em tours turísticos, marcação de viagens, reservas e confirmações de bilhetes para espetáculos, registos manuais ou informáticos, entrega de chaves ou cartões magnéticos e providenciar o eventual serviço de bagagens;

3 – Prestar informações sobre os serviços disponíveis, suas características e especificidades de funcionamento;

4 – Efetuar o atendimento telefónico, a distribuição de correspondência, os câmbios de moeda, a guarda de bagagens e de valores, etc., segundo as normas pré-estabelecidas;

5 – Prestar informação sobre o património histórico, cultural, etnográfico e gastronómico da região e do país;

6 – Efetuar os serviços de check-out, nomeadamente, faturação de consumos internos, pagamento dos débitos de acordo com várias modalidades: cartão de débito/crédito, pecuniário, cheques, registos manuais ou informáticos, recolha de chaves ou cartões magnéticos e providenciar eventual serviço de bagagens e transporte;

7 – Efetuar o arquivo da documentação utilizada na receção;

8 – Atender reclamações e sugestões, assegurando a sua resolução/satisfação e/ou transmitindo-as ao seu superior hierárquico;

9 – Efetuar os registos de ocupação do estabelecimento hoteleiro e da faturação dos alojamentos, com vista a fornecer os dados para o controlo e gestão do serviço;

10 – Assegurar o contacto do estabelecimento hoteleiro ou afim com o exterior, nomeadamente a receção da correspondência e a anotação de outras informações dirigidas aos clientes providenciando a entrega junto dos mesmos, receção de chamadas telefónicas e outros contactos tais como via fax e e-mail, efetuando o seu encaminhamento, acolhimento e comunicação da presença de pessoas externas à unidade.

11 – Colaborar na definição dos objetivos e regras de funcionamento do serviço de receção e na implementação de programas de promoção do estabelecimento hoteleiro ou afim; assegurar a conservação e manutenção da receção, pela reposição do material utilizado e pela arrumação e higiene do local, de acordo com as normas em vigor.

Curso Profissional de Técnico de Receção
(N4 - 12º. Ano) Horas
 
Componente de Formação Sociocultural
Português 320
Língua Estrangeira I, II ou III 255
Área de Integração 220
Tecnologias da Informação e Comunicação 100
Educação Física 105
SUB-TOTAL 1000
 
Componente de Formação Científica
Economia  200
Psicologia e Sociologia  200
Matemática 100 
SUB-TOTAL 500
   
Componente de Formação Tecnológica e FCT  
Comunicar em Lingua Estrangeira II a)  180 
Operações Técnicas de Receção  395 
Informação Turística e Marketing  315 
Administração, Contabilidde e Legislação  290
   
(a) Opções:Espanhol ou Inglês (consuante Lei da Componente de Formação Sociocultural)
   
TOTAL 1180
Formação em Contexto de Trabalho 630
SUB-TOTAL 1810 
   
TOTAL CURSO/Qualificação profissional 3310
   
Educação Moral e Religiosa a) 81
a) Disciplina de oferta obrigatória e de frequência facultativa

Em actualização.

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