Técnico Serviços Jurídicos

12º ano nível IV (Referencial de Formação CNQ 380.372)

Descrição ger

Atividades Principais

  • Organizar, instruir e movimentar processos judiciais, com cômputo de prazos e pagamento de custas processuais.
  • Organizar, instruir e movimentar extrajudiciais.
  • Organizar, instruir e movimentar processos administrativos, com cômputo de prazos e pagamento de custas processuais.
  • Organizar, instruir e movimentar processos registrais com cômputo de prazos e pagamento de emolumentos.
  • Organizar, instruir e movimentar processos notariais, com cômputo de prazos e pagamento de emolumentos.
  • Coordenar o atendimento ao público e a execução de tarefas administrativas.
  • Elaborar e dar entrada de requerimentos de registo comercial, predial, automóvel e civil.
  • Gerir e organizar o fluxo de informação dentro do escritório/empresa que coordena, nomeadamente recorrendo ao uso dos meios informáticos.
  • Organizar e gerir o arquivo de legislação e de documentação jurisprudencial e doutrinal da instituição/organização.

Conhecimentos

  1. Conhecimentos de:
    1. Direito Constitucional
    2. Direito Processual Civil
    3. Direito Processual Penal
    4. Direito do Trabalho
    5. Direito Comercial
    6. Organização do Sistema Judiciário
    7. Comunicação
    8. Atendimento
    9. Organização e arquivo de documentação
  2. Conhecimentos aprofundados de:
    1. Notariado
    2. Registo Civil
    3. Inventário
    4. Registo Predial
    5. Registo Comercial
    6. Registo Automóvel
    7. Emolumentos
    8. Estatuto dos Magistrados judiciais
    9. Estatuto do Ministério Público
    10. Estatuto dos funcionários de justiça
    11. Processo Penal
    12. Processo Civil
    13. Processo Executivo
    14. Processo do Trabalho
    15. Processo Tutelar Cível
    16. Processo de Jurisdição Voluntária
    17. Processo de Insolvência e recuperação de empresas
    18. Custas Processuais
    19. Aplicações informáticas de gestão processual
    20. Comunicação organização

Aptidões

  1. Interpretar Legislação.
  2. Aplicar técnicas de planeamento e organização da rotina diária e mensal da chefia/direção, providenciando pelo cumprimento dos compromissos/diligências agendados.
  3. Aplicar técnicas de organização da agenda, efetuando a marcação de reuniões, atos notariais, atos registrais consultas e outras diligências, tendo em conta a sua duração e localização e procedendo a eventuais alterações.
  4. Aplicar técnicas de organização de reuniões, convocatórias, atos notariais e documentação de apoio, providenciando pela disponibilização e preparação do local da sua realização, incluindo o equipamento de apoio.
  5. Aplicar procedimentos para o cumprimento de despachos.
  6. Efetuar citações, notificações com recurso às aplicações informações.
  7. Aplicar técnicas de atendimento telefónico
  8. Aplicar técnicas de atendimento ao público.
  9. Aplicar técnicas de organização e execução de tarefas relacionadas com o expediente geral.
  10. Aplicar técnicas de gestão de expediente.
  1. Aplicar técnicas de elaboração de cartas, ofícios, memorandos, notas informativas e documentos administrativos e/ou jurídicos.
  2. Aplicar técnicas de processamento de texto, de correspondência e de outra documentação administrativa e/ou jurídica.
  3. Aplicar técnicas de organização e execução de documentação e de processos, respeitando as regras e procedimentos de arquivo.
  4. Aplicar técnicas de gestão e organização de secretariado forense/de oficial de justiça/de oficial de registos/de funcionário judicial.
  5. Aplicar técnicas de organização, instrução e movimentação de processos, efetuando pesquisas e selecionando documentação útil a pedidos externos e internos de informação.
  6. Aplicar técnicas de elaboração e atualização de ficheiros de contactos bem como outro tipo de informação útil à gestão do serviço.
  7. Elaborar processos de inventário.
  8. Tramitar processos administrativos.
  9. Tramitar processos judiciais.
  10. Tramitar atos notariais.
  11. Tramitar atos de registos civil, predial, comercial e automóvel.
  12. Tramitar planos de insolvência.
  13. Contar prazos judiciais.
  14. Contar prazos administrativos.
  15. Calcular custas judiciais.
  16. Calcular emolumentos.
  17. Utilizar as aplicações informáticas.
  18. Efetuar a tramitação processual no contexto de processos “virtuais”.

Atitudes

  1. Demonstrar capacidade de organização do posto de trabalho de forma a permitir responder às solicitações da chefia/direção e do público interno e externo ao: escritório, empresa ou serviço público.
  2. Demonstrar capacidade de comunicação assertiva com o público, tendo em conta os objetivos e a cultura da empresa ou serviço público.
  3. Facilitar o relacionamento com interlocutores diferenciados.
  4. Promover um clima de confiança nas relações desenvolvidas no seio do local de trabalho.
  5. Demonstrar capacidade de iniciativa na resolução de situações concretas com recurso à criatividade, inovação, espírito crítico e qualidade.
  6. Agir em conformidade com a ética profissional.
  7. Adaptar-se a diferentes contextos organizacionais e a novas tecnologias.
Referêncial de Formação CNQ 380.372
COMPONENTES DE FORMAÇÃO Horas
 
Componente de Formação Sociocultural
Português 355
Língua Estrangeira I, II ou III 220
Área de Integração 220
Tecnologias da Informação e Comunicação 100
Educação Física 105
Educação Moral e Religiosa a) 81
SUB-TOTAL 1081
 
Componente de Formação Científica
Direito 200
Economia 200
Matemática 100
SUB-TOTAL 500
   
Componente de Formação Tecnológica  
UFCD´s do CNQ 1200
Formação em Contexto de Trabalho 700
SUB-TOTAL 1900
   
TOTAL CURSO 3400
a) Disciplina de oferta obrigatória e de frequência facultativa

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