DESCRIÇÃO DA QUALIFICAÇÃO: Conceber e organizar eventos, nacionais e internacionais, com o objetivo de gerar negócio, lazer e oportunidades de promoção, de informação e de aprendizagem para os participantes.
Principais atividades
- Proceder à análise das necessidades e das condicionantes apresentadas pelo cliente, de forma a permitir a conceção do evento e a avaliação da sua viabilidade.
- Identificar os objetivos, a natureza e as características-chave do evento a realizar;
- Identificar o budget;
- Identificar as características do público-alvo, nomeadamente, ao nível das suas necessidades e interesses.
- Proceder à conceção e definição do evento a realizar, criando a ideia e o layout conceptual do evento e desenvolvendo o seu branding, tendo em conta as necessidades do cliente e o budget previamente identificados.
- Proceder ao planeamento geral do evento:
- Determinar a procura esperada do evento, utilizando técnicas de pesquisa de mercado adequadas;
- Definir os requisitos do local para a realização do evento, tendo em conta, nomeadamente, a natureza do evento, o público-alvo e o budget previamente identificados;
- Identificar os recursos necessários para a realização do evento, nomeadamente, ao nível dos recursos humanos, dos equipamentos, do espaço e das prestações de serviços;
- Definir propostas de programas para o evento, tendo em conta os objetivos do evento e as características do público-alvo;
- Proceder à estimativa dos custos e das receitas associados à realização do evento.
- Proceder à apresentação da proposta do evento ao cliente, com vista à sua aprovação, especificando, nomeadamente, o tipo e o programa do evento, os recursos necessários e a estimativa de custos e receitas associados.
- Conceber planos de informação e promoção do evento e gerir o seu desenvolvimento junto do público-alvo.
- Elaborar planos de informação e promoção do evento em função do público alvo;
- Gerir o desenvolvimento das atividades de informação e promoção do evento, nomeadamente, ao nível do desenvolvimento de materiais de informação e promoção, da criação de eventos promocionais, da venda direta dos materiais e do desenvolvimento de ações publicitárias;
- Avaliar as atividades de informação e promoção desenvolvidas, analisando, nomeadamente, os resultados alcançados, os custos e os timings associados.
- Proceder ao planeamento detalhado do evento, com vista à sua implementação.
- Elaborar um cronograma de produção, definindo pormenorizadamente as diferentes etapas necessárias à implementação do evento e prevendo a respetiva progressão;
- Definir os recursos necessários para a realização do evento, especificando os equipamentos, a constituição das equipas e comités de eventos e as prestações de serviços;
- Definir as funções e as responsabilidades dos diversos recursos humanos e equipas afetos à realização do evento;
- Definir o layout físico do evento;
- Definir planos operacionais para a realização do evento, identificando de forma precisa as medidas necessárias para implementar e desmontar eventos e contemplando medidas alternativas para fazer face a imprevistos;
- Definir planos de segurança e de emergência, se necessário com a colaboração das autoridades competentes, em função dos riscos e perigos identificados;
- Elaborar o orçamento para a realização do evento, em função dos custos e das receitas estimados.
- Providenciar os recursos para a realização do evento:
- Seleccionar fornecedores de bens e serviços e proceder à sua contratação;
- Providenciar as licenças necessárias para a realização do evento;
- Providenciar a seleção e contratação dos recursos humanos necessários.
- Coordenar e acompanhar as equipas de trabalho na implementação do evento, garantindo o cumprimento do cronograma de produção e a resposta a imprevistos e/ou situações de emergência.
- Avaliar o desempenho geral do evento, de forma a permitir melhorar o desempenho em eventos subsequentes.
- Definir critérios de sucesso relevantes para o evento, nomeadamente, critérios financeiros, grau de satisfação do público-alvo e do cliente, grau de cumprimento do plano do evento e registo de segurança;
- Avaliar os resultados do evento em função dos critérios pré-estabelecidos e elaborar relatórios de avaliação.
- Promover a divulgação dos resultados do evento junto dos órgãos de comunicação social e/ou do público-alvo, providenciando, nomeadamente, a organização de conferências de imprensa, a realização de entrevistas com jornalistas, a criação de salas de imprensa e o desenvolvimento de videoconferências.
Conhecimentos
- Noções de:
- Higiene, segurança e ambiente no trabalho.
- Informática na ótica do utilizador – processamento de texto, folha de cálculo e apresentações gráficas.
- Conhecimentos de:
- Comunicação oral e escrita em Língua Portuguesa.
- Comunicação oral e escrita em Língua Inglesa e outra língua estrangeira.
- Planeamento e organização do trabalho.
- Técnicas de liderança e gestão de equipas.
- Condução de reuniões.
- Relações públicas.
- Gestão do tempo.
- Importância dos eventos para a economia portuguesa e europeia.
- Saúde e segurança em eventos.
- Elaboração de orçamentos.
- Gestão da cortesia e protocolo em eventos.
- Fatores culturais, ambientais e de ética profissional na organização de eventos.
- Regulamentação, códigos e standards nacionais e internacionais da organização de eventos.
- Conhecimentos aprofundados de:
- Tipos de eventos.
- Processo e fases de organização de eventos.
- Gestão de eventos.
- Aplicações informáticas especificas da atividade – gestão de projetos.
- Planeamento de recursos na organização e implementação de eventos.
- Desenvolvimento de programas de eventos.
- Técnicas de marketing e promoção de eventos.
- Técnicas de avaliação e divulgação dos resultados de eventos.
Aptidões
- Identificar e caraterizar as diferentes fases do processo de organização de eventos.
- Utilizar processos de recolha e análise de informação necessária à conceção e avaliação da viabilidade do evento.
- Identificar e caraterizar os diferentes tipos de eventos.
- Identificar a importância dos eventos na economia portuguesa e europeia.
- Identificar fatores ambientais e culturais a ter em conta na conceção do evento.
- Adequar o tipo de evento aos objetivos do cliente, ao budget, às características do público-alvo e a fatores ambientais e culturais.
- Aplicar as técnicas de pesquisa de mercado na determinação da procura esperada de eventos.
- Utilizar técnicas de planeamento e organização do trabalho.
- Identificar tarefas e timings associados à organização e implementação de eventos.
- Identificar meios humanos, equipamentos e espaço necessários à organização e implementação de eventos.
- Identificar requisitos para a seleção e contratação dos recursos humanos e dos fornecedores de bens e serviços.
- Aplicar as técnicas de elaboração de programas de eventos.
- Utilizar as aplicações informáticas específicas no desenvolvimento da gestão de projetos.
- Utilizar as aplicações informáticas de processamento de texto, folha de cálculo e apresentações gráficas.
- Identificar riscos e estabelecer requisitos de segurança associados à implementação de eventos.
- Aplicar as técnicas de estimativa de custos e receitas associados à realização de eventos e de elaboração de orçamentos.
- Orientar o desenvolvimento dos trabalhos de organização e implementação de eventos e gerir situações imprevistas e de emergência.
- Aplicar as técnicas de condução de reuniões e de gestão de equipas de trabalho.
- Identificar estratégias de promoção de eventos e adequá-las em função do tipo de evento.
- Aplicar técnicas de avaliação do desempenho de eventos.
- Identificar estratégias de divulgação dos resultados dos eventos e adequá-las em função do tipo de evento.
- Aplicar as regras de etiqueta, cortesia e protocolo na organização de eventos.
- Aplicar regulamentos, códigos e standards nacionais e internacionais de organização de eventos.
Atitudes
- Revelar criatividade, iniciativa, abertura à mudança e espírito de equipa.
- Demonstrar capacidade de planeamento e organização do trabalho e de gestão do tempo.
- Demonstrar capacidade de comunicação e de estabelecimento de relações interpessoais.
- Compreender as necessidades e interesses dos clientes e públicos-alvo.
- Interagir com os outros e com o meio.
- Tomar a iniciativa no sentido de encontrar, atempadamente, soluções adequadas na resolução de situações imprevistas e de emergência.
- Integrar regras de cortesia, etiqueta e protocolo.
Referêncial de Formação CNQ 342.030 | |
COMPONENTES DE FORMAÇÃO | Horas |
Componente de Formação Sociocultural | |
Português | 320 |
Língua Estrangeira I, II ou III | 255 |
Área de Integração | 220 |
Tecnologias da Informação e Comunicação | 100 |
Educação Física | 105 |
Educação Moral e Religiosa a) | 81 |
SUB-TOTAL | 1081 |
Componente de Formação Científica | |
Economia | 200 |
Matemática | 100 |
Psicologia e Sociologia | 200 |
SUB-TOTAL | 500 |
Componente de Formação Tecnológica | |
Roteiro de UFCD´s do CNQ | 1225 |
Formação em Contexto de Trabalho | 700 |
SUB-TOTAL | 1925 |
TOTAL CURSO | 3425 |
a) Disciplina de oferta obrigatória e de frequência facultativa |
Em atualização.