DESCRIÇÃO DA QUALIFICAÇÃO: Executa serviços de receção em alojamento rural e de informação, organização e animação de eventos, participando na aplicação de medidas de valorização do turismo em espaço rural.
Principais atividades
- Colaborar na conservação, proteção e valorização dos espaços naturais e rurais.
- Participar na implementação medidas de proteção e conservação da natureza;
- Propor soluções para uma boa gestão dos recursos naturais, tendo em vista a sua utilização na atividade turística;
- Assegurar o respeito pelo ambiente e a utilização sustentada dos recursos naturais;
- Promover práticas que visem a recuperação dos espaços naturais e rurais;
- Adaptar as práticas inerentes à conservação e preservação da natureza à atividade turística a desenvolver.
- Organizar e efetuar o atendimento e a receção de clientes em alojamento rural.
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- Organizar as operações de reserva em função dos pedidos e planifica a ocupação e a distribuição dos serviços;
- Efetuar o serviço de check-in, nomeadamente o acolhimento dos clientes, distribuição de quartos, registos manuais ou informático, entrega de chaves ou de cartão magnético;
- Efetuar o atendimento telefónico, a distribuição de correspondência, os câmbios de moeda, a aguarda de bagagem e de valores, entre outros segundo as normas pré-estabelecidas;
- Prestar informações sobre equipamentos e serviços complementares do alojamento, restauração, animação, transporte, entre outros;
- Prestar informações turísticas sobre o património ambiental e rural, assim como sobre o património histórico, cultural e etnográfico e gastronómico da região;
- Contactar com os clientes, de forma a identificar possíveis anomalias e avaliar o seu grau de satisfação com o serviço prestado;
- Atender a reclamações e sugestões dos clientes, identificando as suas necessidades e expectativas e assegurando a sua resolução/satisfação e/ou transmitindo-as ao seu superior hierárquico;
- Efetuar o check-out (faturação dos consumos internos, pagamento dos débitos de acordo com várias modalidades, recolha de chaves ou do cartão magnético).
- Organizar e dinamizar atividades de animação ambiental e rural, em espaços abertos e/ou fechados, de acordo as necessidades e as motivações dos clientes.
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- Elaborar programas de animação ambiental e rural, definindo, nomeadamente, as atividades a realizar, os objetivos a alcançar, a duração de cada atividade, o alojamento e o orçamento;
- Conduzir briefings antes da realização das atividades de animação ambiental e rural, de modo, nomeadamente, a prestar informações e a fornecer orientações sobre as atividades a realizar e os procedimentos de segurança a aplicar, assim como, a preparar os participantes para eventuais imprevistos que possam ocorrer e assegurar formas de atuação corretas;
- Efetuar a comercialização dos produtos do turismo de natureza, nomeadamente, informando os clientes sobre as opções possíveis e as alternativas, calculando tarifas, preços, condições especiais e encargos adicionais e acordando as condições de pagamento.
- Efetuar ou colaborar na prospeção de novos clientes, assim como na gestão da carteira de clientes.
- Elaborar relatórios e outros documentos de controlo, relativos à sua atividade.
- Prestar os primeiros socorros e os cuidados básicos de saúde e bem-estar.
Conhecimentos
- Noções de:
- Direito e política do ambiente.
- Técnicas de gestão de clientes.
- Divulgação e promoção de atividades de animação turística.
- Mercado turístico nacional e internacional.
- Técnicas de primeiros socorros.
- Segurança, higiene e saúde
- Planeamento e organização do trabalho.
- Ecologia, botânica e zoologia.
- Conhecimentos de:
- Legislação turística.
- Marketing turístico.
- Interpretação de paisagem (cartografia e orientação).
- Geografia.
- Ambiente e desenvolvimento rural.
- Turismo de natureza.
- Relações interpessoais e comunicação.
- Língua inglesa e outra língua estrangeira (conversação fluente e utilização de vocabulário técnico específico).
- Comercialização de atividades de animação turística (tarifários, taxas, descontos, reservas e faturação de atividades de animação turística).
- Informática aplicada à atividade turística.
- Técnicas de venda e de negociação.
- Técnicas de atendimento e receção de clientes.
- Informação turística.
- Conhecimentos aprofundados de:
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- Normas de segurança e regras ambientais.
- Regras e normas de utilização de espaços naturais e zonas rurais.
- Especificidades dos espaços naturais e zonas rurais.
- Jogos e atividades a praticar em espaços naturais e zonas rurais.
- Técnicas de condução de briefings.
- Técnicas de animação turística no turismo de natureza.
- Técnicas de serviço de receção.
- Sistemas de gestão de reservas.
Aptidões
- Pesquisar e interpretar informações sobre recursos e as potencialidades turísticas locais e regionais (gastronomia, interesses culturais e históricos, …).
- Pesquisar e interpretar os principais problemas ambientais globais e respetivas causas.
- Aplicar as técnicas de atendimento e acolhimento dos clientes, explicitando as normas e regras de protocolo.
- Utilizar ferramentas informáticas para o processamento de reservas, registos de dados, entre outros.
- Identificar, selecionar e preparar roteiros, itinerários e informações de interesse turístico sobre determinado espaço rural.
- Definir atividades de animação de turismo de natureza ambiental e rural de acordo com as características, necessidades e expectativas dos clientes.
- Identificar as tendências de evolução de tipos e segmentos de turismo, bem como, de novos programas e produtos turísticos.
- Identificar as motivações e interesses dos clientes de forma a propor-lhes os produtos e serviços mais adequados.
- Utilizar os métodos e as técnicas de promoção das atividades turísticas.
- Identificar e definir atividades de animação ambiental e rural a inserir nos programas de animação turística.
- Utilizar os métodos e as técnicas de comercialização das atividades de animação turística a desenvolver em espaços naturais e zonas rurais.
- Aplicar as técnicas de comunicação.
- Aplicar as técnicas de venda e de negociação.
- Utilizar os procedimentos adequados à emissão de bilhetes, vouchers e outra documentação.
- Utilizar os procedimentos necessários à faturação dos produtos e serviços e à emissão de faturas.
- Aplicar as técnicas de avaliação da qualidade do serviço.
- Aplicar os procedimentos adequados à resolução/tratamento de reclamações e sugestões de clientes e definir medidas corretivas.
- Aplicar as técnicas de condução de briefings.
- Aplicar as técnicas de animação turística em espaços naturais e zonas rurais.
- Aplicar as técnicas de primeiros socorros em situações de emergência.
- Utilizar as técnicas e os instrumentos de acompanhamento e avaliação das atividades de animação turística desenvolvidas em espaços naturais e zonas rurais.
- Aplicar as normas de segurança, higiene, saúde e proteção ambiental respeitantes à atividade profissional.
- Aplicar as normas de sensibilização e preservação ambientais e rurais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das populações.
- Aplicar as normas e os procedimentos de sistemas de gestão na área da qualidade.
Atitudes
- Comunicar, a nível interno e externo à organização, com interlocutores diferenciados.
- Facilitar o relacionamento interpessoal a nível interno e externo à organização.
- Agir e fazer agir em conformidade com as normas de segurança, higiene, saúde e proteção ambiental no exercício da sua atividade profissional.
- Demonstrar rigor e responsabilidade no cumprimento das normas e dos procedimentos de sistemas de gestão na área da qualidade no exercício da sua atividade profissional.
- Demonstrar empenho, responsabilidade e iniciativa no sentido de encontrar soluções adequadas para a resolução de problemas.
- Liderar, animar e motivar os clientes para a utilização dos serviços da organização.
- Gerir conflitos.
- Adaptar-se a diferentes clientes (comportamento e expectativas, …) e contextos de trabalho.
- Decidir em tempo útil de forma a resolver situações imprevistas.
- Trabalhar com orientação para objetivos e sob pressão de prazos
Referêncial de Formação CNQ 812.188 | |
COMPONENTES DE FORMAÇÃO | Horas |
Componente de Formação Sociocultural | |
Português | 320 |
Língua Estrangeira I, II ou III | 255 |
Área de Integração | 220 |
Tecnologias da Informação e Comunicação | 100 |
Educação Física | 105 |
Educação Moral e Religiosa a) | 81 |
SUB-TOTAL | 1081 |
Componente de Formação Científica | |
Geografia | 200 |
Matemática | 100 |
História da Cultura e das Artes | 200 |
SUB-TOTAL | 500 |
Componente de Formação Tecnológica | |
Roteiro de UFCD´s do CNQ | 1225 |
Formação em Contexto de Trabalho | 700 |
SUB-TOTAL | 1925 |
TOTAL CURSO | 3425 |
a) Disciplina de oferta obrigatória e de frequência facultativa |
Em atualização…