DESCRIÇÃO DO PROJETO

A dinâmica do Curso Profissional de Técnico de Restauração na Bolsa de Turismo de Lisboa – BTL

 

Os formandos do 3º ano do CP de Técnico de Restauração (variantes de Cozinha/Pastelaria e de Restaurante/Bar) da EPRAL foram convidados pelo Município de Portel a integrar no dia 2 de março, uma atividade de promoção gastronómica na Bolsa de Turismo de Lisboa – BTL, referente ao “12º Congresso das Açordas em Portel”.

 De facto, o turismo gastronómico tem sido o “guarda-chuva” deste município e, por isso, a Coordenadora de Curso felicita a autarquia por esta iniciativa e convite. O turismo gastronómico pode ser um estímulo para revalorizar, afirmar e recuperar as singularidades culturais que caraterizam e identificam uma cidade perante um mundo globalizado. Por outro lado, são as particularidades de uma região que atraem cada vez mais os turistas com motivações gastronómicas. No CP de Técnico de Restauração, tem existido uma preocupação em abordar esta temática nas diferentes disciplinas que integram o plano de estudos do referido curso.

Esta iniciativa contou com apresentação de uma mostra e degustação de produtos gastronómicos, onde não faltaram os enchidos, queijos, pão e vinho tão caraterísticos da região, destacando-se como ponto alto, a açorda de alho à Alentejana.

O objetivo desta parceria pretende fomentar a capacidade empreendedora dos alunos ao desenvolver e trabalhar os produtos gastronómicos locais relacionando-os com a perspectiva da valorização turística como enriquecimento do saber-fazer.

O turismo gastronómico é estratégico para a região e, por isso, o CP de Técnico de Restauração espera continuar a colaborar em futuros projetos, não apenas com o município de Portel, mas também com outros municípios do Alentejo.

 

error: Conteúdo sujeito a copyright!